PAVIMENTO ELEVADO

O Pavimento elevado é um pavimento modular composto por painéis apoiados sobre uma estrutura metálica regulável em altura. Entre o pavimento base e o pavimento elevado forma-se uma área técnica livre que serve para o alojamento de qualquer instalação técnica (redes informáticas e telefónicas, cavos elétricos, canalizações de abastecimento …).
Este espaço, de tamanho adequado, permite a passagem dos cavos e das conexões de todo o tipo (alimentação, telefone e cavos de TI, canalizações, fluxo de fluidos, etc.)

PARTES DO PAVIMENTO ELEVADO:

Acabamento Superficial. O grés porcelanado, graças às suas propriedades físicas e mecânicas, é o material ideal para os acabamentos de um pavimento elevado. Existe uma ampla gama de modelos de grés. Basta escolher o material mais apropriado às exigências funcionais e estéticas do local.
Painel. É o componente que transmite as cargas dos ladrilhos de grés porcelanado e distribui-as à estrutura subjacente. A sua composição varia muito e é caraterizada pelos valores de resistência mecânica e pelo comportamento ao fogo. Estrutura. É composta por travessões e pedestais.
Os travessões são perfis transversais que ligam os vários pedestais com o fim de obter a modularidade desejada, melhorar a estabilidade e distribuir a carga sobre a estrutura.
Os pedestais constituem os pontos de apoio de todo o sistema e têm a função de suportar a estrutura, o painel e o acabamento superficial; além de transmitir as cargas à placa de betão. A regulação micrométrica garante uma planaridade absoluta da superfície de apoio.

VANTAGENS

Em relação aos pavimentos tradicionais, as vantagens de um pavimento elevado são as seguintes:
Fácil de instalar. A instalação do pavimento elevado realiza-se a seco e sem a necessidade de utilizar colas.
Redução do consumo energético do edifício. O espaço técnico criado entre o pavimento base e o novo pavimento elevado cria uma câmara de ar que age como isolante térmico reduzindo< o consumo energético, obtendo, por conseguinte, uma poupança económica.
Intervenções de manutenção rápidas e eficazes. A facilidade de montagem e desmontagem dos painéis individuais que compõem o pavimento elevado, permite que as intervenções de manutenção sejam rápidas e eficazes, sem necessidade de realizar obras, reduzindo custos e tempo de manutenção.
Versatilidade do sistema. Sendo todos os painéis iguais podem ser substituidos facilmente, garantindo a acessibilidade a partir de qualquer ponto da instalação, e permitindo a mobilidade dos postos de trabalho, estruturas e futuras modificações das instalações. Isto é particularmente vantajoso no caso em que se verifiquem variações do destino de uso de um local no tempo e se for necessário incrementar, reduzir ou alterar a superfície de um local.
Flexibilidade das instalações. Maior flexibilidade das instalações porque permite a redução da quantidade de cavos e materiais utilizados nas diversas instalações. 
Corrige erros de planaridade da soleira. O pavimento elevado resolve os erros de planaridade da placa de betão.

APLICAÇÕES

A evolução dos pavimentos elevados permitiu expandir a sua utilização: além de cobrir pavimentos de escritórios (uso mais comum), cobrem também pavimentos de agências bancárias, centros comerciais, stands de feiras, hotéis, bares, hospitais, consultórios médicos, pistas de baile, aulas de estudo, universidades, museus, restruturações de contextos históricos, … . Hoje em dia as suas aplicações são ilimitadas, tratando-se de um sistema perfeitamente apropriado para qualquer atividade.